Semana Europeia do Teste da Primavera

Semana Europeia do Teste da Primavera 



A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se à Semana Europeia do Teste da Primavera 2020, organizada pela EuroTEST, que decorre entre os dias 15 e 22 de maio, envolvendo vários países da Europa.  

A pandemia da CoVid-19, provocada pelo coronavírus SARS-COV-2, afetou todas as sociedades à escala global. Com a evolução da situação pandémica, a Semana Europeia do Teste da Primavera teve que se adaptar mantendo as suas atividades centradas na promoção do teste de VIH, hepatites virais e IST, mas em modo virtual.  

Em 2020, a campanha reafirma a importância de partilhar as experiências adquiridas na área do VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis (IST), para que se possa trabalhar em conjunto na resposta à COVID-19.

A Semana Europeia do Teste da Primavera tem por objetivo relembrar toda a comunidade que doenças como a infeção por VIH, hepatites virais e IST requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham as pessoas mais afetadas ou que vivem com essas infeções. Salienta ainda a importância de garantir o acesso aos serviços de VIH, hepatites virais e IST, com especial atenção às populações vulneráveis.  

Prevenir, Testar e Tratar são serviços essenciais e devem ser apoiados em tempos de pandemia. Faça o teste!


 
Abrir documento Abrir documento ( PDF - 51 Kb )