Página inicial > PREVENÇÃO > Utilização do preservativo
 

Qual a eficácia do preservativo na prevenção do VIH?

Os preservativos, quando utilizados corretamente e de forma consistente, são altamente eficazes na prevenção da transmissão sexual do VIH, o vírus que provoca a SIDA.

A pesquisa em relação à eficácia dos preservativos na prevenção da transmissão por via sexual é conclusiva. A capacidade de prevenção da transmissão através da utilização do preservativo foi cientificamente comprovada em estudos laboratoriais, bem como em estudos epidemiológicos em pessoas não infetadas com alto risco de infeção por estarem envolvidos com parceiros sexuais infetados por VIH. A análise de estudos epidemiológicos sobre a eficácia do preservativo demonstra que a utilização consistente do preservativo proporciona um alto nível de proteção contra a transmissão do VIH por via sexual.

É de referir no entanto que o preservativo não proporciona uma proteção absoluta contra o VIH. Qualquer indivíduo que tenha vida sexual ativa ou que tenha diversos parceiros sexuais cujo estado de saúde desconhece face à infeção, corre o risco de contrair a infeção VIH.


Fonte: http://aidsinfo.nih.gov/contentfiles/TestingPositive_FS_en.pdf