PREVENÇÃO

O VIH é transmitido através de contactos sexuais com pessoas infetadas, da partilha de agulhas ou seringas com pessoas infetadas ou, menos frequentemente, através de transfusões de sangue infetado ou de fatores coagulantes do sangue . As crianças nascidas de mulheres infetadas pelo VIH podem ser infetadas antes ou durante o nascimento, ou através do leite materno.

Existe cura para o VIH?
Não. Muitos investigadores continuam a trabalhar para descobrir uma vacina que previna a infeção VIH e no desenvolvimento de tratamentos que possam no futuro assegurar a cura do VIH.

A duração do período que medeia entre a entrada do vírus no organismo e o diagnóstico de sida, depende dos cuidados/apoios que a pessoa tiver: evitar re-infetar-se, cuidados e higiene pessoais, acompanhamento e tratamento médicos adequados e apoio da família e amigos. Com a utilização correta dos novos medicamentos que retardam a multiplicação do vírus e de medicamentos que previnem as doenças oportunistas, pode retardar-se o aparecimento da sida por mais anos. Por isso estes doentes devem seguir escrupulosamente as instruções do médico.

 


Fonte: ECDC – European Centre for Disease Prevention and Control in http://www.ecdc.europa.eu/en/healthtopics/aids/Pages/index.aspx