Só há uma maneira de saber - faça o teste VIH/SIDA

Só há uma maneira de saber se está infetado ou não com o VIH - faça o teste

Posso ter estado exposto ao VIH. O que devo fazer?
Faça o teste. A única forma de saber se está infetado com o vírus é fazer o teste ao VIH. Imediatamente após a infeção do VIH, o indivíduo pode ter sintomas semelhantes à gripe. Mas o VIH não é diagnosticado com base nos sintomas. A realização do teste é a única forma de saber se está infetado por VIH.

Onde posso fazer teste ao VIH?

- Pergunte no seu Centro de Saúde

- Dirija-se ao CAD mais próximo

- Informe-se junto das organizações da comunidade. Consulte aqui a listagem das organizações / projetos

- Consulte aqui onde pode fazer o teste nas farmácias comunitárias.

Qual é o teste ao VIH mais comum?
O teste ao VIH mais comum é o teste aos anticorpos do VIH. Os anticorpos do VIH são uma espécie de proteína que o organismo produz em resposta à infeção VIH. Este teste verifica os anticorpos ao VIH no sangue, urina ou saliva do indivíduo. De um modo geral, desde o momento da infeção o corpo demora cerca de 3 meses a produzir anticorpos suficientes para serem detetados por um teste aos anticorpos do VIH (nalguns casos, pode demorar até 6 meses). O período de tempo que decorre entre a infeção e o aparecimento de anticorpos ao VIH detetáveis é designado por período de janela.
A deteção precoce da infeção permite a adoção de práticas que impedem a transmissão da infeção. Este aspeto é de grande importância, uma vez que imediatamente após a infeção, o nível de VIH no organismo é muito elevado, potenciando o risco de transmissão. O início precoce do tratamento para a infeção deve também ser ponderado.
Um teste positivo significa que o indivíduo está infetado com o VIH.

Quanto tempo demora para se obterem os resultados do teste?
Os resultados de um teste aos anticorpos do VIH ficam habitualmente disponíveis dentro de alguns dias (os testes rápidos aos anticorpos do VIH permitem ter resultados em cerca de meia hora ou menos). Os resultados do teste à carga viral ficam disponíveis num período que pode variar entre alguns dias a algumas semanas.

Se o teste ao VIH for positivo agora, vou obter sempre resultado positivo ao teste?
Sim. Não existe cura para o VIH. Uma vez que vai continuar infetado com o vírus, o resultado do teste será sempre positivo. No entanto, o tratamento com antirretrovíricos pode ajudá-lo a ter uma carga vírica indetetável e uma vida mais longa e com mais qualidade.

Se uma grávida tiver um teste positivo ao VIH significa que o bebé irá nascer com VIH?
Na Europa e nos Estados Unidos, menos de 2 bebés em 100 que nascem de mães infetadas com VIH estão infetados com o vírus, o que se deve ao facto de a medicação contra o VIH ministrada a mulheres infetadas durante a gravidez e o parto e aos bebés após o nascimento prevenir a transmissão do VIH de mãe para filho. Outro motivo é que quer na Europa quer nos Estados Unidos, as mulheres infetadas com VIH não amamentam os bebés.

adaptado de http://aidsinfo.nih.gov/contentfiles/TestingPositive_FS_en.pdf