Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA

30 ANOS DO VIH/SIDA EM PORTUGAL

No momento em que passam 30 anos sobre o aparecimento da doença em Portugal, é particularmente importante juntar esforços, através de um conjunto alargado de movimentações, para que esta data possa constituir um novo e decisivo impulso no controlo desta infeção em Portugal.

A Campanha "VIH/SIDA em Portugal - 30 anos: refletir e agir" junta um conjunto de iniciativas, a serem realizadas até 2014, organizadas por uma Comissão Executiva composta pelo Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA e por representantes de diferentes áreas da Sociedade Civil.

A Campanha "VIH/SIDA em Portugal - 30 anos: refletir e agir" irá chegar a todos os cidadãos. As diferentes ações dirigir-se-ão à população em geral e a populações mais vulneráveis, a pessoas que vivem com a infeção por VIH, aos profissionais de saúde e a todos que, de alguma forma, estejam ligados a este problema.

Clique aqui e conheça o programa

30 ANOS
 
Reunião 30 ANOS
 
Semana Europeia do Teste VIH

 

SEMANA EUROPEIA DO TESTE VIH – uma das atividades previstas do Programa dos 30 Anos

 

Save the date
22 – 29 Novembro 2013
Semana Europeia do Teste VIH

Em nome da iniciativa HIV in Europe temos o prazer de informar das iniciativas que estamos a implementar para introduzir uma nova data no calendário do VIH. O HIV in Europe está a planear criar uma Semana Europeia do Teste do VIH que aumentará o reconhecimento da importância do teste ao VIH de forma precoce e regular entre os que estão mais vulneráveis, na semana anterior ao Dia Mundial da SIDA 2013 - de sexta-feira, 22 de novembro, a sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
 
Porquê é necessária uma semana Europeia do Teste para o VIH?
Tendo como público-alvo as populações mais vulneráveis ao VIH, bem como os profissionais de saúde que deveriam propor o teste ao VIH, a semana Europeia do teste tem como objectivo aumentar o reconhecimento da importância do teste do VIH para a diminuição do número de casos de VIH não diagnosticados e diminuir o diagnóstico tardio. A ideia de uma semana do teste vem no seguimento das recomendações feitas por um grupo de representantes de organizações da área do VIH na Europa. O grupo concordou que uma semana de teste pan-europeia seria uma abordagem eficaz para ajudar a aumentar o acesso, a disponibilidade e realização do teste do VIH nas populações mais vulneráveis, bem como uma excelente oportunidade para criar uma plataforma de disseminação de mensagens homogéneas.

A minha organização pode participar?
Sim, todas as organizações e serviços de saúde na Europa serão bem-vindos, pois só poderemos ser bem sucedidos com a vossa ajuda. O envolvimento pode ser feito através de atividades de aumento do reconhecimento do teste, atividades de testagem do VIH, atividades de lóbi e trabalho com os media locais para anunciar a semana do teste. Agradecemos o vosso apoio e esperamos que considerem o vosso envolvimento. Se já decidiram acerca do vosso envolvimento por favor contactem o secretariado HIV in Europe: hiveurope@cphiv.dk.
 
Que apoio recebo por promover a semana do teste?
Estão em desenvolvimento um dossier de evidência que apoia a necessidade do teste precoce ao VIH, materiais base para ajudar a envolver outros parceiros e atores da área, logótipos e imagens que poderão querer usar nos seus próprios materiais de comunicação, bem como a tradução dos materiais na línguas locais. Será também feito um guia de como usar os materiais e exemplos de atividades possíveis para implementar localmente, incluindo boas práticas.
 
Para saber mais
Está em construção um site para a semana do teste: www.Hivtestingweek.eu. Nos próximos meses serão publicadas ideias de atividades, informação sobre os materiais de apoio e outros recursos. Se tiver alguma questão, ou quiser mais informações contacte o secretariado HIV in Europe: hiveurope@cphiv.dk.

Estamos ansiosos por trabalhar convosco para fazer da primeira semana do Europeia do teste ao VIH um sucesso!

Com os melhores cumprimentos
HIV in Europe

______
HIV in Europe Secretariat: Copenhagen HIV Programme, Rigshospitalet, Copenhagen University Hospital and University of Copenhagen, Faculty of Health and Medical Sciences, Building 21.1, Blegdamsvej 3B, 2200 Copenhagen N, Denmark, Tel: +45 35 45 57 57, Fax: +45 35 45 57 58, e-mail: hiveurope@cphiv.dk
website: http://www.cphiv.dk