Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, 1 de dezembro - Iniciativas

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, 1 de dezembro - Iniciativas 

1. O Ministério da Saúde assinala esta data através da realização do primeiro painel digital SNS - «Portugal e os novos horizontes na luta contra o VIH/Sida» -, iniciativa organizada em parceria com o Porto Canal.

A sessão interativa será transmitida em direto através da página do SNS no Facebook - https://www.facebook.com/sns.gov.pt/ - e permitirá a colocação de questões por parte de todos os espectadores, à distância, que serão respondidas pelos membros do painel, o qual contará com a participação de:

  • Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde;
  • Isabel Aldir, Diretora dos Programas Nacionais para a Infeção VIH, Sida e Tuberculose e para as Hepatites Virais;
  • Kamal Mansinho, Coordenador executivo do Grupo de Trabalho para definir uma estratégia integrada para a epidemia do VIH/Sida nas cidades de Cascais, Lisboa e Porto;
  • Luís Mendão, Presidente do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos.

O painel é transmitido em direto a partir das 15h30 de 1 de dezembro. Na ocasião, serão discutidas as novas abordagens nacionais com vista à eliminação da epidemia do VIH, das quais se destacam as áreas de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento.

2. Na mesma data, será submetido a consulta pública o relatório do Grupo de Trabalho para definição de uma estratégia integrada para a epidemia do VIH/Sida nas cidades de Cascais, Lisboa e Porto, no contexto do projeto internacional «Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH», no Portal SNS.